Carlos Gustavo Yoda

jornalista = comunicador de redes

IG cancela contrato com Paulo Henrique Amorim

O site Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, foi retirado do ar repentinamente pelo portal IG, na última terça-feira (18), sem nenhuma explicação aos leitores que buscassem acessar o conteúdo veiculado naquele espaço. O contrato da empresa com o jornalista tinha validade até 31 de dezembro de 2008.

Segundo o Portal Imprensa, a alegação oficial para o rompimento do contrato teria sido a suposta “baixa audiência” do site. No entanto, dados publicados pelo próprio IG em sua Central do Anunciante, relativos a setembro de 2007, atestam que o Conversa Afiada mantinha cerca de 475 mil visitantes únicos por mês e o número mensal de impressões do conteúdo do site chegava a quase 3,3 milhões de páginas.

“Além de cair em contradição ao tentar justificar um ato de censura, o IG mente e desrespeita os usuários ao impedir o acesso a todo o conteúdo do site publicado nos últimos anos”, critica o deputado federal Dr. Rosinha (PT/PR), condenando a forma como o portal bloqueou o acesso a todo o conteúdo publicado por Amorim.

Caio Túlio Costa, diretor presidente do iG, declarou em nota na terça-feira que “o iG não abre mão da sua independência e da necessidade de manter-se uma empresa equilibrada e saudável”, seja lá o que isso queira dizer, e que segue firme na determinação de ser um portal que aposta na pluralidade de opiniões, no respeito à liberdade de expressão e no protagonismo dos internautas.

O site de Paulo Henrique Amorim permaneceu fora do ar por nove horas. Em seu novo endereço na internet, o jornalista relata que o portal se limitou a enviar-lhe uma notificação avisando que o contrato se rescindia de acordo com cláusula que previa um aviso prévio.

“Não é a primeira vez que me mandam embora de uma empresa jornalística”, disse. “Só o Daniel Dantas me tirou do ar duas vezes: na TV Cultura e no Uol”, acrescentou. O iG é de propriedade da BrT, que é controlada por um consórcio formado pelo Citibank e por fundos de pensão. Ex-sócio da BrT, o empresário Daniel Dantas, do grupo Opportunity, tem disputas judiciais milionárias com os atuais controladores da empresa.

Boicote e manifestações
Nesta quarta-feira, em solidariedade a Paulo Henrique Amorim, o diretor de redação da revista CartaCapital, Mino Carta, anunciou que está retirando seu blog do portal. Em seu comunicado, afirmou que “o abrupto rompimento do contrato que ligava o jornalista ao portal ecoa situações inaceitáveis que tanto Paulo Henrique quanto eu conhecemos de sobejo, de sorte a lhes entender os motivos em um piscar de olhos”.

Mino Carta acrescentou que não levantaria “conjecturas” acerca dos interesses que teriam motivado o afastamento, já que o “leque das possibilidades” não se mostrava muito amplo. “Basta averiguar quais foram os alvos das críticas negativas de Paulo Henrique neste tempo de `Conversa Afiada´”, escreveu Mino Carta.

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique, a decisão do IG expressou a propensão da grande mídia por “manipular e boicotar” as “opiniões que vão além do pretenso pensamento único”. “Com dose incomum de independência, Paulo Henrique Amorim tem denunciado o chamado PIG (Partido da Imprensa Golpista) e rastreado suas incoerências. Quem perde com a demissão é o IG”, disse o sindicalistas.

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: