Carlos Gustavo Yoda

jornalista = comunicador de redes

Indicadores sobre o internauta brasileiro

A imprensa nacional repercutiu a pesquisa do Ibope/NetRatings, divulgada na sexta-feira (dia 22), que revelou que o Brasil já ultrapassou a marca de 21 milhões de internautas residenciais ativos. Conforme a Folha de S.Paulo, no mesmo período de 2005, o volume de brasileiros que acessam a rede de casa praticamente dobrou em três anos.

O portal de notícias da Globo – G1 – repercutiu reportagem da agência Reuters. O ganho de 7,1 milhões de internautas residenciais ativos, aqueles que navegaram pela Web em casa pelo menos uma vez no mês, representa o maior crescimento entre os dez países medidos com a mesma metodologia.

“Desde 2004 não se registrava um crescimento percentual tão grande. Nos últimos meses, desde setembro, estamos vendo aumentos consideráveis, acima dos 45 por cento”, afirmou à Reuters o analista de mídia José Calazans, da empresa de pesquisa.

O Brasil tem 39 milhões de pessoas que acessam a internet de qualquer ambiente (residência, trabalho, escola, LAN houses, bibliotecas etc), número relativo ao terceiro trimestre de 2007. Também trimestral, o total de pessoas com acesso residencial à internet (mas que não necessariamente usufruem do meio) em dezembro de 2007 continuou em 32,1 milhões de indivíduos.

Apesar de os números surpreenderem, penso nos 32,1 milhões de indivíduos que têm acesso à internet em casa e não utilizam o meio. Sensação de que não há ninguém preocupado com isso, ou propostas de desenvolver alguns trabalhos com essas pessoas. Afinal, quem está de fora da cultura digital? Ou a aversão vai só até conseguir parcelar o novo aparelho de televisão.

Mais informações no portal do Ibope.

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: