Carlos Gustavo Yoda

jornalista = comunicador de redes

Notável pensamento hegemônico

A Folha de S.PAulo noticiou no dia 17 e O Globo repercutiu no dia 18 a advertência do Conselho Curador da TV Brasil para o programa VerTV do último dia 12, apresentado pelo sociólogo e jornalista Laurindo Lalo Leal Filho. O conselho reuniu-se pela segunda vez em Brasília na última quarta-feira, dia 16, e aprovou a moção por entender que durante o programa não houve pluralidade de opiniões acerca da não-renovação da concessão à rede de TV venezuelana RCTV.

Segundo Luiz Gonzaga Beluzzo, presidente do conselho curador, “houve uma recomendação à diretoria. A TV também vai usar produção independente e isso deve ser levado em conta. Até para defender a diretoria”, disse à Folha. A proposta foi feita pelo conselheiro José Paulo Cavalcanti Filho, advogado e ministro interino da Justiça no governo Sarney.

O Ver TV é realizado pela Radiobras, é transmitido pela nova TV Pública. Os debatedores teriam tratado como “normal” o caso RCTV. “Não encontrei um único caso em que a não-renovação de concessão tenha se dado em circunstâncias tão dramáticas como a venezuelana. Normal, pois, com o sentido usual da palavra, certamente não terá sido”.

Interessante atacarem um dos poucos programas de TV que debate a democracia na comunicação. Sobre a hegemonia da opinião contra Chavez com o uso das concessões públicas no Brasil ninguém comenta. Se fosse um conselho inserido dentro de um sistema de comunicação realmente público e democrático estava valendo, mas alguns notáveis deveriam passar desapercebidos.

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: