Carlos Gustavo Yoda

jornalista = comunicador de redes

Políticas culturais em O Estado do Maranhão

Artigo de Itevaldo Júnior colocou em pauta as Políticas Culturais em O Estado do Maranhão. Segundo ele, a ausência, o autoritarismo e a instabilidade têm sido as principais características do que foi formulado para o setor.

“A ausência de políticas públicas é percebida desde o Brasil Colônia, com a inexistência ou lacuna de políticas. O autoritarismo aparece nos períodos em que o Estado assume um papel mais ativo e, por conseguinte, enfrenta a tradição de ausência, além de ser evidenciado por uma estrutura desigual e elitista. E por fim, a instabilidade seria a soma da ausência com o autoritarismo, representada por fatores como fragilidade organizacional, ausência de políticas mais permanentes, descontinuidades administrativas e agressões em situações autoritárias, entre outras.”

Nos anos 80, com a chamada Nova República – governo José Sarney – os ventos abanaram favoravelmente para o setor cultural, com a criação do Ministério da Cultura. A gestão FHC efetivou uma política de cessão de responsabilidade das decisões sobre a cultura para a iniciativa privada, na medida em que a principal, e quase única ação do governo foi o fortalecimento da utilização dos mecanismos da Lei Rouanet.

Otimista, Itevaldo Júnior afirma que o conceito de cultura foi ampliado e as políticas culturais passaram abarcar, para além da cultura da erudição, do espetáculo, as diversas culturas construídas no cotidiano, antes alijadas desse processo, como dos povos indígenas, dos afro-descendentes e de todos os matizes populares.

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: