Carlos Gustavo Yoda

jornalista = comunicador de redes

Cerveja livre

No dia 27 de novembro, a Folha de S.Paulo publicou na Ilustrada o lançamento da “cerveja ‘pública'”. A reportagem Fabio Cypriano destacou o lançamento da nova marca na Galeria Vermelho, em São Paulo.

A Free Beer é uma ação do coletivo dinamarquês Superflex. Ronaldo Lemos, diretor do Creative Commons, participou de um debate com os membros do coletivo sobre propriedade intelectual.

O lançamento da cerveja no Brasil é uma parceria da Chopp Germânia. No saite da empresa, explica-se que a Free Beer (versão 3.4) é uma cerveja de código aberto. A bebida é feita com base nas tradições clássicas de fabricação de cerveja, mas sua fórmula contém também extrato de Guaraná, fonte natural de energia.
Tanto a receita como os principais elementos visuais da Free Beer são distribuídos através de uma licença Creative Commons (Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença 2.5).

A licença permite que qualquer pessoa use a receita ou crie novos produtos a partir dela para fabricar sua própria cerveja livre. A licença permite também que qualquer pessoa possa modificar o design e os aspectos visuais da Free Beer. Assim, pela licença adotada, é permitido inclusive ganhar dinheiro com a fabricação da Free Beer, ou sua versão dela. A única condição é que as modificações e melhorias na fórmula e na identidade visual sejam também distribuídas com a mesma licença aberta e crédito seja dado ao trabalho original.

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: